Tomada Elétrica: Dicas para fazer a instalação corretamente

Postado em 22/02/2018 Leia em 3 minutos

Tomar choque nunca é legal. Trocar uma tomada elétrica é um processo fácil, mas que pode ser perigoso. Vamos ver como fazer essa simples tarefa corretamente e com segurança?

Confira as dicas abaixo:

O processo de pré-instalação

O processo começa antes mesmo da compra da tomada. É preciso avaliar a rede elétrica e os aparelhos que vão ser ligados.

Isso porque os dispositivos apresentam duas correntes: 10A e 20A. É preciso comprar a tomada adequada para a amperagem da rede e dos produtos a serem conectados.

De um modo geral, tomadas de 20A são compatíveis com as de 10A, mas é bom verificar. Para medir é necessário conferir o diâmetro dos fios.

Para isso, abra a tomada e veja, ou meça, quanto ele tem de diâmetro. Se esse tamanho for maior do que 1,8 mm compre as de 20A, caso contrário, use as de 10A.

Neste caso, vale contratar um eletricista para colocar a rede dentro da norma, que pede fios com 2,1 mm.

É importante ressaltar que a configuração original deve sempre ser mantida.

Por exemplo, uma tomada simples deve ser trocada por uma tomada simples. No caso de uma tomada e um interruptor, o novo dispositivo também deve ter uma tomada e um interruptor.

Reconhecendo os fios

Antes mesmo de começar é fundamental desligar os disjuntores, de preferência, de toda a casa, com o intuito de garantir que não vai haver nenhum problema.

Com tudo desligado é hora de começar o processo de troca. Em primeiro lugar, retire a tomada antiga. A seguir, é importante reconhecer o padrão dos fios.

Veja também: Tomada Elétrica: Cuidados para fazer a instalação corretamente

A ABNT diz que os fios devem ter cores diferentes. Um é azul e outro vermelho ou preto. O fio do meio, caso haja, é o de aterramento. Sempre. Ele normalmente é verde.

Porém, muitas casas não seguem a norma. Caso não haja uma diferenciação clara entre os fios, por exemplo a cor, é sempre bom deixar o fio terra marcado. Ele é o mais importante.

A instalação

A seguir, retire o fio da tomada antiga, retirando o parafuso que o prende no dispositivo.

Após isso, corte a parte desencapada que estava conectado a tomada, e desencape um pedaço novo de no mínimo um centímetro de comprimento.

O próximo passo é conectá-los na tomada, apertando bem os parafusos, certificando-se de que o fio terra está no meio. Não tendo aterramento, deixe o meio vazio.

Os outros fios vão na lateral, não importando o lado. Em casos de tomadas duplas ou triplas, o procedimento é o mesmo.

Só garanta que os fios estão conectados sempre do mesmo lado e não deixe partes desencapadas se encostarem.

Você pode gostar: Instalação de chuveiro elétrico: Confira o passo a passo

Não tenha medo de chamar o profissional

Por fim, apesar de o processo ser fácil e simples, em certas ocasiões é melhor deixar para que um eletricista profissional cuide da tarefa.

Por exemplo, em casos de residências mais antigas em que as instalações possam estar um pouco desatualizadas, a troca de tomadas é uma boa oportunidade para uma revisada, especialmente, se a eletricidade causa problemas constantes.

Lembre-se, segurança em primeiro lugar.

Agora, se você quiser se tornar um eletricista instalador profissional e dominar todos os assunto da elétrica.

Clique no banner abaixo e acesse algumas aulas grátis de eletricista instalador ↓

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO