Construção Civil: setor comemora nomeação de novo ministro do Desenvolvimento

Postado em 07/02/2020 Leia em 3 minutos

A nomeação do ex-secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) foi muito bem recebida pelo setor de construção civil. A expectativa é que, com o novo ministro, o programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) passe a ter melhores resultados e mais investimentos. Desta forma, deve aumentar ainda mais a confiança dos empresários e, com toda certeza, a demanda por mão de obra qualificada.

Leia também: Índice de Confiança da Construção Civil é o maior desde 2014

Industria da Construção atenta ao novo ministro

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), José Carlos Martins, avaliou de forma muito positiva a chegada do novo ministro de estado. “Nós acreditamos que, com a entrada do Rogério Marinho, vai sim haver um avanço muito grande na área da habitação do Governo Federal, porque ele é um profundo conhecedor do setor e quando a gente fala de casa não estamos falando somente de dinheiro, mas de problema social, e o Rogério Marinho tem a capacidade de ter sensibilidade para esse assunto. Então, nós estamos aplaudindo demais a nomeação do ministro Rogério Marinho”, afirmou Martins.

O novo ministro e o Minha Casa Minha Vida

Não se sabe se o nome do programa será mantido. Mas, o presidente da Cbic ressaltou a proposta de reformulação do Minha Casa, Minha Vida – que prevê a distribuição de vouchers de R$ 60 mil, em média, para famílias que ganham até R$ 1,2 mil para comprar unidades prontas, construir ou reformar. Segundo Martins, o programa não pode se reduzir a isso. “Isso não é um programa. Programa é algo que ataque e diminua o déficit de 7 milhões na habitação. Isso só pode ser uma das ações dentro do programa. Não se faz nem um milhão de casas com vouchers”, afirma.

Construção Civil espera maior diálogo

Anda de acordo com o mandatário da Cbic, a aproximação do MDR com o Ministério da Economia deve facilitar o diálogo do governo com o setor da Construção Civil. ser fortalecido. “Esse diálogo estava muito difícil entre os dois ministérios nos últimos tempos. O diálogo do Rogério Marinho é muito bom com o ministro Paulo Guedes. Assim ambos vão entender a realidade do setor e estreitar ainda mais a comunicação conosco”, avalia.

Foto: Edu Andrade – Ministério da Economia

 

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO